O projeto TERRITÓRIOS CASADALAPA 10 anos pretende consolidar a casadalapa como um espaço independente de criação e discussão de arte e cidade. Por meio desse apoio, pretendemos viabilizar, ampliar e difundir o trabalho realizado na casa por meio de oficinas, mostras audiovisuais, exposições, rodas de conversas, seminários e residência artística, trazendo para dentro da casa novos artistas, estudantes e pessoas interessadas em refletir e produzir arte. Toda a programação será gratuita e aberta ao público, com acessibilidade e divulgação em regiões da periferia de São Paulo.
A casadalapa é um coletivo de artistas de diferentes áreas que há dez anos trabalha e discute arte a partir da realização de intervenções multiplataformas em espaços públicos e territórios compartilhados. É também base para produção de filmes e vídeos, residências artísticas, projetos de intervenção urbana utilizando artes integradas e agricultura urbana, discussões sobre teatro, cinema, artes plásticas e cidade, produção de arte, cenografia e figurinos, exposições, encontros de artistas e coletivos, projeção de filmes, shows, espetáculos infantis, lançamentos de livros e performances.
Formado em 2005, o coletivo casadalapa surge com a finalidade de reunir profissionais sob um mesmo espaço, potencializando o intercâmbio de trabalhos, experiências e, principalmente, a criação de obras coletivas. Entre esses artistas que dividem residência no espaço estão grafiteiros, cenógrafos, fotógrafos, músicos, cineastas, diretores de arte, atores, artistas plásticos, Dj’s, designers, poetas, escritores e agricultores.
Desde o início, o coletivo persegue a criação de obras que misturem essas linguagens artísticas e que experimentem conceitos, sem hierarquização das relações e do convívio coletivo.
+ info: www.casadalapa.net/territórios
oficinas > territórios casadalapa
Oficina 01 (1 e 5 de ABRIL): Bazucas poéticas – construção de projetor de poemas caseiro (Cauê Novaes)
Oficina 02 (13, 20 e 27 MAIO): Roça urbana e agricultura biodinâmica I e II (Marcos Castanho e Marina Alegre)
Oficina 03 (6, 13 e 20 JUNHO): Teatro de sombras, audiovisual e multimedia (Silvana Marcondes, Guta Pacheco, Juliana Rocha e Willem Dias)
Oficina 04 (8 e 14 JULHO): Rolê Fotografico – fotografia para celular e midiativismo (Fernando Sato)
Oficina 06 (26 AGOSTO/ 2 SETEMBRO): Videoguerrilha, fotografia e cultura urbana– vídeo e fotografia para (César Meneghetti e Zeca Caldeira)
Oficina 07 (23, 24 e 30 de SETEMBRO): MEMÓRIA E CRIAÇÃO NA PERFORMANCE FÍSICA (Butoh, Laban e Performance) – Cristina Elias
Oficina 08 (22 e 29 SETEMBRO): criação literária, microrroteiros da cidade e lambe-lambe (Laura Guimarães e Atila Fragoso).
Oficina 09 (OUTUBRO): arte gráfica para múltiplas plataformas (Newber Machado)
Oficina 10 (OUTUBRO): criação de objetos cênicos (Júlio Dojcsar)

encontros, residências > territórios confluentes
Visando estabelecer contato com novos polos culturais na certeza da descentralização da cultura do eixo USA/EUROPA a serie de RESIDÊNCIAS, SEMINÁRIOS E ENCONTROS visa a construção de oportunidades de intercâmbio com realidades diversas e o aprimoramento dos integrantes da casadalapa, aliados, simpatizantes e público em geral. A proposta dessa residência artística na casadalapa, é reunir um grupo multidisciplinar de artistas para o encontro e exposição de um corpo de trabalho ou um workshop produção coletiva ou um seminário de temas pertinentes a arte e a cidade por parte de curadores, artistas ou estudiosos. Uma exposição com as diferentes percepções e criações do grupo.
2016 Novembro dia 6,7 Territórios Confluentes – Butoh – Tetsuro Fukuhara (Japão)
2016 Dezembro, dia 12 Territórios Confluentes – Grupo de La Bascule (França)
2017 Fevereiro, dia 5 Territórios Confluentes – Collectivo Nido Textil (Chile)
2017 Maio dia 15 Territórios Confluentes – Apresentação do Espetáculo de Teatro de Sombras “Pássaros” – Marie O Donath (Alemanha)
06.2017 Junho dia 14 Territórios Confluentes – Apresentação de processos artísticos em espaços públicos e privados – Cláudio Zecchi (Itália)
07.2017 Julho dia 15 Territórios Confluentes – desdobramentos. Encontro com Claudio Zecchi no PIVÔ, Casadalapa e outros artistas de São Paulo para o projeto da cidade de SP.
08.2017 Agosto dia 5 MIXTOQUENTE XX – Casadalapa 12 anos. Exposição Enquadro, Rolê Fotografico, Vidas em Obras, FESTIVAL DO GRAMADO Projeção pré-estréia ENQUADRO 5X5, Musica DJ Will Robson, Pedro Noyziman, Fulerô o esquema e Chinelada e muito mais.
08.2017 Agosto dia 31. Territórios Confluentes – Encontro sobre Agricultura Biodinâmica com Raphael Arcanjo.
09.2017 Setembro – Territórios Confluentes – Exibição do filme “Cola na Veia” – Maicknuclear
09.2017 Setembro Territórios Confluentes – Roda de conversa com Coletivo Vermelha
rodas de conversa, troca de experiências, ocupações > territórios táticos
TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO – Terça-feira, dia 28 de março intervenção VIDAS EM OBRAS no MUBA (Museu de Belas Artes de São Paulo) ao interno da mostra O PERCURSO AUSENTE de César Meneghetti.
TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO – Junho/Julho. Ocupação da Casadalapa no SESC Florencio de Abreu.
TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO – Sábado, dia 19 de Agosto Ocupação da Casadalapa na Sala Flávio de Carvalho da FUNARTE – SP.
TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO – Quarta-feira, dia 13 de setembro continuando a Ocupação da Casadalapa > Pré estréia nacional de ENQUADRO 5X5 na FUNARTE. Música. Plantio.
TERRITÓRIOS DE OCUPAÇÃO – Sábado, dia 30 de setembro PERFORMANCE na FUNARTE
TERRITÓRIOS TÁTICOS – Roda de conversa com Jornalistas Livres.
TERRITÓRIOS TÁTICOS – Roda de conversa com Beto Brant. Cinema de Excessão.
TERRITÓRIOS TÁTICOS – Roda de conversa com Tata Amaral. Cinema de Excessão.
TERRITÓRIOS TÁTICOS – Roda de conversa com Anna Muylaert. Cinema de Excessão.



* * * * *
Inscrições GRATUITAS
Informações Ulisses 99656-5630 inscricasadalapa@gmail.com