Oficina Rolê Fotográfico Narrativas com Celular

Temos Oficina Rolê Fotográfico nos sábados de julho!! Venham!!!

inscrições no email: inscricasadalapa@gmail.com

Oficina Rolê Fotográfico Narrativas com Celular

A contranarrativa se faz cada vez mais urgente. As técnicas de rede aumentam a potência da imagem. Um celular não é uma câmera fotográfica. Ok. Essa é a grande desvantagem e também a grande vantagem de um celular na mão e uma ideia na cabeça. Urgência e narrativa. Como apaziguar essas duas correntes? Como aproveitá-las mutuamente? Como potencializar esse diálogo? Propomos um rolê fotográfico. Conhecer, encontrar, entender, narrar, compartilhar.

Primeiro sábado – 15/07:
Manhã: Roda de conversa sobre fotografia. Celular x câmera fotográfica. Diferenças, pontos positivos e negativos.
Narrativas: ensaios, hardnews, arte. Pequenos toques.
Rede: Urgência e compartilhamento. Galerias, tags e redes de compartilhamento.
Almoço coletivo: Tragam o que queiram pra gente fazer o almoço junto.
Tarde: Rolê de encontro: conhecer o território. Lapa. Caminho entre a casadalapa e o centro da Lapa, passando pelo beco do Ipojuca, centro comercial, Mercado Municipal da Lapa, Estação de Trem da Lapa e Rua Guaicurus. Pensar recortes narrativos fotográficos: personagens, caminhos, intervenção, arquitetura, costumes, lugares, detalhes.
Fotógrafa convidada: Marlene Bérgamo – Folha de São Paulo

Segundo sábado – 22/07:
Manhã: Exposição coletiva dos recortes imaginados. Argumentos de defesa imagética e réplicas coletivas dos participantes e do fotógrafo convidado. Atenção para detalhes do “fazer fotografar”: Cuidados, fotos roubadas ou pedidas. Fotografar no espaço público. Dificuldades e soluções. Escolha de duplas ou trios de narrativas próximas para o rolê da tarde.
Almoço coletivo: Tragam o que queiram pra gente fazer o almoço junto.
Tarde: Rolê fotográfico propriamente dito. Duplas ou trios ao território. Comunicação entre as duplas ou trios. Apoio. Recortes imaginados se transformando em ensaios.
Fotógrafo convidado: Sérgio Silva – Ponte Jornalismo

Terceiro sábado – 29/07:
Manhã e Tarde: Exposição coletiva dos ensaios produzidos. Projeção de cada recorte. Conversa com fotógrafos sobre o portfólio. Recorte imaginado x material produzido. Rua x Galeria. Simbiose. Escolha do material para exposição na casadalapa e postagem nos Jornalistas Livres.
Almoço coletivo: Tragam o que queiram pra gente fazer o almoço junto.
Fotógrafos convidados: Marcos Vilas Boas – Aparelhamento, Zeca Caldeira – casadalapa

Sato do Brasil: artista visual dos coletivos casadalapa, Frente 3 de Fevereiro e Ocupe a Mídia, jornalista e fotógrafo de celular da rede Jornalistas Livres.

Anúncios